Notícias

Copom eleva taxa básica de juros de 2% para 2,75% ao ano

Este foi o primeiro aumento da Selic desde 2015. Mercado prevê novo ciclo de alta e estima taxa em 4,5% ao ano no fim de 2021.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira (17) a taxa básica de juros da economia em 0,75 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de 2% para 2,75% ao ano.

O aumento já era esperado por parte dos analistas do mercado financeiro, mas foi acima das estimativas, uma vez que o mercado esperava aumento de 0,5 ponto percentual.

Este foi o primeiro aumento da taxa Selic desde 2015, e a decisão foi unânime. Analistas do mercado preveem que a taxa continue aumentando, terminando 2021 em 4,5% ao ano e 2022, em 5,5% ao ano.

Ao justificar a decisão, o Copom afirmou que o cenário atual da economia não pede "grau de estímulo extraordinário" e que as expectativas de inflação superam a meta no "horizonte" da política monetária.

"Na avaliação do comitê, uma estratégia de ajuste mais célere do grau de estímulo tem como benefício reduzir a probabilidade de não cumprimento da meta para a inflação deste ano, assim como manter a ancoragem das expectativas para horizontes mais longos", afirmou o Copom em nota.

Economistas avaliam que o aumento dos juros está relaci

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/03/17/copom-eleva-taxa-basica-de-juros-de-2percent-para-275percent-ao-ano.ghtml

Portugues
English
Spanish
Italian
Deutsch
French


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.